terça-feira, 27 de outubro de 2015

Os lobos debaixo da pele de cordeiro.

Os lobos debaixo da pele de cordeiro.

O grande mal das pessoas más, é que elas usam os mesmos argumentos que as pessoas boas. Mas isso é coisa recente, pois há muitos, muitos e muitos anos atrás, até para guerrear havia um pingo de honra e dignidade, bom isso penso eu, porque viver naquela época, eu não vivi.

Hoje em dia quem é mau se define acima de tudo como uma força da natureza e devasta tudo que lhe aparece pelo caminho e até quem não lhe aparece. E como a maldade é vista como um bom negocio e empresário que se preza se torna cada vez mais sofisticado no seu modos operandi, então nada melhor que dar uso as artimanhas mais sofisticadas para o mau sair-se com a sua.

O pior disso tudo, é que depois, já ninguém se distingue, nem pelo modo de estar, nem pelos argumentos. Quando se assumem padrões que definem certo e errado, não é muito difícil para quem quer dar a volta ao sistema, aprender esses mesmo padrões e fazer da mentira uma verdade e que ele próprio e os outros passe a acreditar piamente nela.

Contudo, ser ou não ser mau, depende do ponto de vista com que se observam e analisam as coisas. Há muita gente maldosa que passa por bom samaritano, mas fazer mais como, se tanto se falou do dito cujo do samaritano que hoje por hoje de boa ou má vontade se vestirmos o papel e interpretarmos a personagem como deve de ser até o sociopata receberá medalhas de mérito, por isso é melhor ficarmos pelo ponto de vista se não qualquer um está apto de entrar na lista.

Entretanto deveras se acredita que algumas boas ações, ainda que fingidas, tornam qualquer um, boa pessoa. Não é a toa, que os mafiosos, os oligarcas, os seja lá quem se proponha, estão no topo de uma, pirâmide em que quem manda no mundo é quem tem e quem pode ainda que em detrimento do meio ambiente, da saúde para todos os corpos, do alimento para todas as bocas e de teto para todas as cabeças.

Por isso é que as fundações, os centros e os lares, estão aqui para nos ajudar, ironias a parte, muitos até são bem intencionados, mas como de boas intenções o mundo inteiro está cheio e são os ladrões de colarinho branco que reinam a bom reinar, deixemos que o mundo siga o seu rumo pois o que é mau sempre terá pontas por onde pegar.

E quanto ao bem ou ser-se bom, isso até já é relativo, pois todo e qualquer um ser humano na sua multidimensionalidade pode ser o que quiser e bem lhe parecer daí há bons que não se consideram nada disso, e há maus que se acham totalmente o oposto. O interessante mesmo é que quem souber colocar a máscara, calçar os sapatos e ter os argumentos dos bons na ponta da língua, confundirá tudo, deixará perplexos uns quantos e sair-se-a airosamente com a sua, isso é que é: peles de cordeiro em saldos para os lobos.

Redação e Locução de  Mel Gambôa para o programa "Amanhã é Outro Dia" de Paulo Araújo na LAC - Luanda Antena Comercial 95.5 FM


Sem comentários:

Enviar um comentário